Manutenção Preventiva: planejamento para reduzir custos no condomínio
- Por simone evangelista
- •
- 16 mai., 2018
- •
Fazer manutenções preventivas garante o bom funcionamento e uso dos equipamentos e espaços, além de proporcionar economia nas despesas do condomínio
A estrutura de um prédio pode ser comparada ao corpo humano, pois precisa de cuidados específicos e constantes para manter o seu bom funcionamento. Com o passar do tempo, as construções vão envelhecendo e precisam receber manutenções periódicas, cuidados preventivos que síndicos e moradores precisam estar atentos. Aí entra a manutenção preventiva, um serviço que mantém a conservação, a segurança e a estética do edifício por muitos anos.
Uma boa manutenção preventiva, além de ser o ideal, evita problemas futuros com consertos contínuos, ocasionando gastos não planejados. O síndico e todo corpo diretivo devem provisionar suas manutenções de forma estratégica e planejada, deixando sempre o condomínio em ordem, pois geralmente custa até cinco vezes mais caro corrigir do que prevenir.
Algumas manutenções
devem ser realizadas diariamente, enquanto outras devem ser feitas com
periodicidade semanal, mensal, semestral ou anual.
A atuação efetiva do síndico é fundamental na contratação das manutenções preventivas de equipamentos ou setores como gerador, portões automáticos, interfones, escadas pressurizadas, bombas e paisagismo, além de muitas outras. Existem ainda outros segmentos de manutenção constante obrigatória, como no caso dos elevadores.
É importante, ainda dentro do planejamento, que sejam previstas também pequenas manutenções como pintura, troca de lâmpadas e sensores, limpeza das caixas de inspeção, tanto de esgoto quanto de águas pluviais, a fim de se evitar maiores custos e transtornos futuros.
Porém muitos condomínios deixam de fazer manutenções em locais que não são vistos no dia a dia. Por exemplo, se a recepção for bem arrumada, mas a casa de máquinas dos elevadores possuir infiltrações ou problemas elétricos pode-se dizer que a manutenção predial está precária. Afinal, a atenção com os lugares que ninguém enxerga também são muito importantes, já que a manutenção do condomínio deve feita como um todo.
Fazer um planejamento de manutenção deve ser o primeiro passo para auxiliar a gerenciar o condomínio. É nessa parte tão fundamental que é a manutenção preventiva que a parceria com uma assessoria técnica traz um diferencial para o condomínio. À avaliação dos contratos, das soluções apresentadas, estudos sobre a recorrência das falhas (manutenção corretiva) além da pesquisa sobre novos equipamentos e tecnologias deixa o condomínio mais atualizado e valorizado, usando o que há de mais moderno, e consequentemente mais eficiente em termos de energia e redução de custos de manutenção corretiva.
A falta de pequenos cuidados pode trazer grandes dores de cabeça a longo prazo. É muito mais caro corrigir algum dano e alguns deles ainda podem desvalorizar o condomínio.